Proteína vegetal: benefícios, fontes e dicas de consumo

Foto com proteína vegetal e frutas
07/12/2023 0 Comments

Em busca de uma alimentação equilibrada e mais saudável, muitas pessoas ao redor do mundo estão mudando seus hábitos. A proteína vegetal é uma excelente opção para quem pretende evitar, mesmo que temporariamente, a ingestão de alimentos de origem animal, já que é rica em nutrientes e vitaminas.

Existem muitas fontes de proteína vegetal nas prateleiras dos supermercados e em lojas especializadas, e é bem fácil de comprar. Cada vez mais podemos encontrar em restaurantes e deliveries pratos feitos a base de proteína vegetal, e também receitas que deixarão sua dieta rica, variada, balanceada, sem perder o sabor. Foi-se o tempo em que diminuir o consumo de carne era sinal de uma alimentação sem graça.

Para que você possa obter mais informações sobre o assunto,listamos alguns exemplos de  fontes de proteína de origem vegetal,  suas formas de consumo, benefícios, algumas dicas de receitas e como fazer a substituição de proteínas animais por vegetais. 

O que é proteína vegetal?

As proteínas são importantes nutrientes agrupados em macromoléculas e formados por aminoácidos. Elas compreendem uma relevante parte da nossa alimentação.

As proteínas de origem vegetal são facilmente encontradas, e boa parte das vezes por um valor bem mais acessível do que as proteínas de origem animal.

Para que fique mais claro, temos grupos de nutrientes que precisamos ingerir diariamente para manter uma dieta saudável, como por exemplo as proteínas e os carboidratos. Cada um desses grupos desempenha uma função, quando digeridos, no nosso organismo.

Ossos, dentes, tecidos, cabelos e órgãos têm como base a proteína. Por isso a sua ingestão é tão importante. As proteínas vegetais são originárias de plantas, e podem oferecer a mesma quantidade de nutrientes que as proteínas de origem animal, quando bem combinadas na dieta.

Benefícios da proteína vegetal

As proteínas vegetais contêm fibras, minerais, antioxidantes, vitaminas, auxiliam na prevenção de doenças, no aumento da imunidade e na manutenção de dentes, ossos e tecidos. Além de serem uma opção na substituição de leite e carne para quem tem intolerância a esses itens.. 

O consumo de proteína vegetal é mais acessível a boa parte da população, uma vez que nem sempre é possível comprar proteínas de origem animal devido ao seu alto valor. A substituição de carnes e ovos por proteína vegetal, pode causar um impacto direto na alimentação de muitas famílias, trazendo benefícios na saúde de todos.

Além de oferecer nutrientes importantes, as proteínas de origem vegetal são mais magras e propiciam uma preparação rápida. Menos calorias, menos despesa na compra e preparo de receitas, nutrientes necessários ao nosso organismo, e que podem ser encontrados em diversos grupos alimentares.

Fontes de proteína vegetal

Seguem abaixo alguns alimentos bastante comuns nos mercados e nas cozinhas brasileiras, que são fonte de proteína:

Leguminosas

Podemos consumir proteínas vegetais através de leguminosas facilmente encontradas nas nossas mesas, como feijões (preto, branco, fradinho, carioca), lentilha, grão-de-bico, favas, ervilha e soja.

Cereais integrais

Na parte de cereais temos como fonte de proteína vegetal o arroz integral, aveia e quinoa. São ingredientes muito presentes em dietas saudáveis e sem consumo de carne.     

Oleaginosas e sementes

E com relação ao consumo de proteínas vegetais vindas das oleaginosas, é possível encontrá-las em amêndoas, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, macadâmia, pistache, semente de chia, etc. Utilizadas em diversos preparos, como molhos, bebidas e receitas de pratos famosos.

Alimentos ricos em proteínas vegetais

Se você tem dúvidas sobre quais composições deve fazer na hora de manter uma dieta equilibrada com base em proteína vegetal, abaixo vamos informar que é possível fazer misturas, criar novos pratos e alcançar o máximo de nutrientes que as proteínas vegetais podem oferecer. 

Elabore receitas com os itens abaixo:

Sementes de girassol e abóbora, gergelim e linhaça. 

Na parte vegetal temos couve-flor, cenoura, beterraba, repolho, espinafre e brócolis podem trazer sabor, ferro e muitos nutrientes importantes.

Aposte em todos os tipos de feijão que temos para variar seu cardápio e manter uma alimentação saudável. São saborosos e muito nutritivos, além de versáteis, oferecendo preparos de sopas a saladas.

Proteína vegetal para substituir a carne

Para evitar o consumo de alimentos de origem animal, as proteínas vegetais são uma solução saudável e mais viável financeiramente. E se você acha que elas não podem suprir a carência de nutrientes do organismo, está enganado.

Combinando arroz ou trigo com feijões, lentilha, e grão de bico é possível obter os aminoácidos que a proteína oferece em quantidade suficiente. Ou arroz, brócolis, espinafre, cogumelos e tofu, por exemplo. Muitas sopas e caldos da culinária japonesa, com sua milenar sabedoria, utilizam esses ingredientes juntos.

Para preparar comidinhas deliciosas, nós podemos lançar mão da proteína da soja. É possível fazer cachorro quente e hambúrguer de carne e salsicha de soja. Ou quem sabe um strogonoff delicioso acompanhado de cogumelos e arroz integral.

Receitas saudáveis

Vamos mostrar que é fácil e barato comer bem, com qualidade e variedade, utilizando receitas com proteína vegetal!

Hambúrguer de grão de bico

Ingredientes:

  • Para a “carne”
  • 250 g de grão de bico cozido
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
  • ½ xícara de farinha mandioca (ou de trigo, se não tiver a de mandioca)
  • Páprica defumada a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Uma pitada de açafrão da terra
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

  • Depois de processar o grão de bico cozido, adicione a cebola, cheiro verde, páprica defumada, açafrão da terra, pimenta do reino e o sal.
  • Na sequência acrescente a farinha de mandioca aos poucos, até dar o ponto de modelar. Divida a massa em cinco partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos para modelar os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura. Coloque os hambúrgueres em uma forma untada ou com papel manteiga e leve ao freezer por uma hora. Retire com cuidado, grelhe em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, e vire quando estiver bem douradinho. Use a imaginação na hora de complementar o sanduíche, com folhas, tomate, cebola e molho.
  • Salada de cogumelos com quinoa
  • Ingredientes
  • 1 xícara de quinoa cozida
  • 1 pepino japonês picado
  • 1 porção de tomatinhos
  • 1 porção de rúcula fatiada
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 300 g de cogumelos frescos fatiados
  • 1 colher de azeite
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de açúcar.

  • Modo de preparo
  • Aquecer o azeite e refogar os cogumelos com a manteiga, açúcar e sal até que fiquem macios e diminuam de volume. Depois que esfriar, misture os cogumelos com os outros ingredientes e tempere com azeite e sal. Sirva fresco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *