Jejum intermitente: o que é, benefícios e como fazer
O jejum intermitente é bastante popular entre as pessoas que cuidam da alimentação em paralelo com o peso.
Mas, você sabe como funciona o jejum intermitente? O jejum intermitente emagrece? Sabe qual a maneira correta de fazer o jejum intermitente?
Para explicar como funciona, quais possíveis resultados, a maneira correta de fazer e o que pode e não pode ingerir no jejum intermitente vamos contar abaixo tudo que pode ser interessante e necessário que você saiba antes de optar por esse estilo de alimentação. Mas antes de pensar em fazer qualquer tipo de dieta, só o faça sob cuidados médicos, isso é fundamental!
O que é o jejum intermitente
Amplamente divulgado como um tipo de dieta voltado para emagrecimento, o jejum intermitente é mais do que isso. Seus benefícios vão além do emagrecimento, afetando diversas áreas da saúde quando feito de maneira correta e sob supervisão.
Esse tipo de dieta que envolve vários períodos em jejum, de 16 e 24 horas, e durante esse tempo apenas a ingestão de determinados líquidos é permitida.
Abaixo vamos contar como fazer, o que é permitido e os benefícios da dieta.
Como funciona o jejum intermitente
Como dito anteriormente, é necessário que seja avaliado por uma nutricionista ou um médico o melhor tipo de jejum intermitente para cada pessoa, de acordo com seus objetivos e sua saúde. É importante estar com os exames em dia para iniciar essa dieta.
Após definir o programa, é necessário escolher que alimentos podem ser consumidos, e os líquidos que poderá ingerir durante as horas de jejum. Alternando alimentação sem restrição e horas em jejum de comida.
Qual a forma correta de fazer jejum intermitente
Se for sua primeira vez, recomenda-se que o jejum seja feito numa primeira fase apenas uma vez por semana, num período de até 16 horas no máximo. Na sequência os dias vão aumentando gradualmente, e as horas em jejum também chegam até 24 horas.
Também recomenda-se que a refeição antes de iniciar as horas de jejum seja leve, optar por mais proteínas e poucos carboidratos no entanto vão ajudar a fome a diminuir durante o jejum, já que nas 4 horas iniciais a reserva de energia do corpo será fornecida justamente pelos últimos alimentos ingeridos.
Quantas horas é considerado intermitente
Temos três modelos de horários que são os indicados para a dieta do jejum intermitente, 16, 20 e 24 horas. Claro que numa primeira vez não devemos ultrapassar o primeiro limite de 16 horas, mas depois de algumas semanas praticando, até 24 horas são possíveis com ingestão somente de líquidos.
Pode beber água fazendo jejum intermitente
Pode, deve. Hidratar é importante demais! Mas além de água, o jejum intermitente também permite a ingestão de chás, cafés, zero açúcar, suplementos zero calorias, shots de ervas ou cúrcuma com gengibre e limão ou o que for previamente combinado com nutricionista ou médico.
Benefícios do jejum intermitente
Mais do que uma dieta que visa apenas o emagrecimento, o jejum intermitente pode favorecer de outras maneiras o organismo. Vamos ver quais são:
- O emagrecimento é o fator que mais anima as pessoas a iniciar o jejum intermitente, mas para que o resultado esperado ocorra é necessário se manter fiel ao programa, respeitando os itens permitidos na hora de comer e beber, e também os horários de jejum.
- Outro ponto muito buscado no jejum intermitente é diminuir a flacidez, que é tão difícil na maioria das vezes que tentamos. Mas com o aumento do GH (hormônio do crescimento) devido ao jejum, promovendo maior queima de gordura e o aumento da massa muscular, por isso é possível aumentar o tônus muscular, diminuindo assim a flacidez.
- Aumento do metabolismo é outra consequência possível através do jejum intermitente, já que o horário permitido de jejum vai de 16 a 24 horas somente, e com isso o organismo utiliza as reservas de gordura e açúcares já existentes no organismo. Ou seja, o seu corpo queima glicose e insulina do sangue, e obriga o organismo a trabalhar mais, aumentando assim o metabolismo.
- Com o jejum intermitente é possível fazer um bom detox no seu organismo. Com a correta ingestão de água, não ingestão de gorduras, açúcares e a eliminação mais fácil de substâncias que não são necessárias, o corpo pode promover uma super faxina, desde que respeitada a manutenção frequente e correta da dieta. Junto com esse detox é possível diminuir as chances de artrose, crises de asma, câncer e gordura no fígado, além de auxiliar a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Ainda temos a parte de prevenção que está firmemente ligada ao jejum intermitente, como o combate a diabetes graças à diminuição de açúcares, a redução da pressão por conta da baixa dos níveis de gordura e também a ajuda ao combate de doenças cardiovasculares, já que o coração acaba ficando menos sobrecarregado com uma dieta rica em antioxidantes, fibras e vitaminas.
Qual o cardápio para quem está fazendo jejum intermitente
As refeições antes de iniciar o jejum devem ser leves, mas ricas em proteínas, com menor consumo de carboidratos, para que a fome não seja tão intensa, já que a digestão das proteínas demora mais que a dos carboidratos. O importante de verdade é ter o acompanhamento de algum especialista, seja médico ou nutricionista, já que isso envolve os objetivos do jejum intermitente e as intolerâncias alimentares, bem como preferências culinárias de cada um
O que comer depois do jejum intermitente
Após as horas necessárias de jejum, apenas com a ingestão de líquidos, o que recomendam os profissionais da área é fazer uma alimentação leve para que o seu organismo não se ressinta, então assim como na refeição pré jejum, pegue leve. Alimentos fritos e gordurosos estão totalmente riscados da lista. Dê preferência ao que te ajudar na digestão, e que não vá causar uma sensação de peso após comer. Baixos índices glicêmicos, gorduras e açúcares são as melhores opções. Porção moderada na primeira refeição pós jejum.
Apenas para sua informação, existe um tipo menos comum de jejum intermitente que é feito com uma dieta de 500 calorias sem restrições durante 5 dias. Mas, os resultados são mais lentos, e com menor impacto nos benefícios que o jejum de horas pode trazer para seu corpo.