Dieta vegana e vegetariana: Saiba tudo sobre cada uma delas
É bastante comum encontrar quem optou por eliminar definitivamente da alimentação carnes de origem animal e até mesmo seus derivados, por isso as dietas vegana e vegetariana são cada vez mais comuns.
Atualmente existem diversos estabelecimentos que trabalham com produtos específicos para os adeptos da dieta vegana, com pratos prontos, sugestões de cardápios e receitas, alimentos de origem não animal e opções de alimentos que sejam proteicos e cumpram a função desse grupo nutricional importante que deve ser consumido por quem faz a dieta vegetariana.
Para trazer maiores informações sobre esse estilo saudável de vida, vamos contar um pouco mais sobre esses dois tipos de dietas, as diferenças entre quem é vegetariano e vegano, do que consiste essa linha alimentar, e como substituir alimentos de origem animal sem perder nutrientes.
O que é uma dieta vegana?
Quem opta pelo estilo vegano de alimentação exclui por completo qualquer alimento de origem animal. Não só carnes, mas seus derivados, e a utilização de qualquer item que venha de animais em receitas e suplementação alimentar.
O que é uma dieta vegetariana?
Para quem se decidiu pela dieta vegetariana, a restrição alimentar é um pouco menor, já que apesar da não ingestão de carnes (vermelha ou branca), o consumo dos seus derivados é permitido. Ou seja, mesmo não comendo a carne de aves, é possível comer seus ovos. Ainda que corte a carne vermelha podemos ingerir laticínios.
Existem diferentes tipos de dietas vegetarianas, as ovo-lacto-vegetariano, as lacto-vegetariano, as ovo-vegetariano, o vegetariano estrito e o semi vegetariano. E cada uma delas exclui o consumo de um determinado grupamento de alimentos de origem animal. Há quem não abra mão de ovos, e quem ache impensável viver sem leite. Ou ainda quem consuma os dois deixando apenas as carnes de fora.
Diferença entre as dietas vegana e vegetariana
A diferença entre as duas dietas é bastante clara. Nas dietas vegetarianas as carnes são proibidas, mas os demais alimentos derivados de animais são permitidos, o que facilita bastante a ingestão de proteínas.
Enquanto que na dieta vegana é totalmente vedado o consumo de qualquer alimento ou complemento alimentar que seja de origem animal, incluindo seus derivados. Então concluímos que todo vegano é também vegetariano, mas o contrário não é verdadeiro. O veganismo, muito mais que uma simples dieta, é um estilo de vida, que muitas vezes exclui todo e qualquer produtos, inclusive roupas, calçados e cosméticos fabricados com artigos de origem animal.
Nutrientes essenciais encontrados nessas dietas
Para quem opta pelo veganismo, usar recursos de origem vegetal para suprir as proteínas e outros nutrientes encontrados nos alimentos de origem animal é fundamental para manter uma dieta equilibrada e permanecer saudável.
É possível encontrar alimentos veganos que sejam fonte de ferro, cálcio, ômega 3 e outros grupamentos de vitaminas e minerais indispensáveis para manter o organismo funcionando bem.
Para reposição e substituição é possível com a ajuda de um profissional escolher alimentos como ovos e queijos em dietas vegetarianas; grãos como feijões, lentilha, favas, grão de bico; hortaliças de um tom mais intenso de verde como o espinafres e a rúcula; gorduras como azeite e óleo vegetal; cereais como trigo, aveia, milho, arroz, quinoa e oleaginosos como amêndoas, castanhas, avelã, amendoins e sementes.
Possíveis desafios nutricionais
As questões levantadas por nutricionistas com relação à prática do estilo de vida vegano se referem principalmente à preocupação com a perda de grupamentos importantes para manutenção de uma dieta saudável e equilibrada.
Mas com os recursos que temos hoje em dia, qualquer tipo de nutriente que deixe de ser consumido pela não ingestão de produtos de origem animal pode ser surpresa com diversos alimentos de origem vegetal.
Para isso a substituição de determinados alimentos por outros igualmente nutritivos se faz indispensável. Montar uma dieta completa com a ajuda de profissionais capacitados e experientes é um passo a se dar para quem deseja manter o bom funcionamento do organismo, prevenindo e combatendo problemas de saúde.
Benefícios de seguir uma dieta vegana ou vegetariana
O estilo de vida vegetariano ou vegano aumenta a olhos vistos por todo o mundo. De acordo com o censo de 2018 realizado pelo IBOPE, há mais de 30 milhões de brasileiros que fazem uso da dieta vegetariana. E a tendência é de crescimento se acompanharmos gráficos anteriores.
Além da exclusão de fontes de proteína que podem não ser de origem adequada, às vezes causando mais mal do que bem, excluir produtos de origem animal melhora vários aspectos do funcionamento do nosso corpo, inclusive prevenindo o risco de obesidade, um mal cada vez mais frequente nas sociedades atuais.
Mas há muito material que comprova que consumir alimentos não processados, de origem vegetal aumenta a qualidade de vida, diminui os riscos de desenvolver vários tipos de câncer, doenças de origem neurológicas e cardiopatias. Além de maior longevidade, redução de risco de diabetes e hipertensão.
Meio ambiente e as dietas vegana e vegetariana
Além dos benefícios que as dietas vegetariana e vegana trazem ao nosso organismo, elas impactam diretamente no meio ambiente e sua melhoria. A criação de animais por exemplo pode afetar de maneira significativa e negativa o solo, enquanto o cultivo de diversos tipos de alimentos de origem vegetal pode dar nutrientes ao solo, fazendo com que se torne mais rico e produtivo.
O veganismo contribui para diminuição de maus tratos a animais, reduz os níveis de desmatamentos que a pecuária e outros tipos de criações causam, aumenta a biodiversidade, e de uma forma geral é um movimento em prol da natureza e o que ela pode nos oferecer. É possível ser vegano, saudável e feliz!