Importância da hidratação adequada para a saúde do corpo
Já é sabido por todos que manter a hidratação sempre em dia é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma vez que cerca de 50% do corpo é composto por líquidos, se manter hidratado é imprescindível.
Existem diversas maneiras de se hidratar ao longo do dia, o que é preciso fazer independente de sentir sede ou não. A hidratação pode se dar através de líquidos e de alimentos que tenham composição com bastante água. Mas você sabe como se manter hidratado?
Neste texto vamos falar sobre a importância da hidratação constante, em especial em terras tropicais e consequentemente mais quentes como a nossa. Ressaltar os impactos negativos que um organismo desidratado pode sofrer, e como fazer do consumo de líquidos um grande aliado da sua saúde.
Benefícios da hidratação para o corpo
Beber água pelo simples fato da ingestão do líquido é extremamente prazeroso. Se refrescar, matar a sede, e de quebra manter a hidratação em dia. Mas se hidratar é muito mais que matar a sede, como podemos ver nos tópicos abaixo:
Melhora do desempenho físico e mental
Para o bom funcionamento do organismo, precisamos manter o nível de líquidos ingeridos, pois a falta de água sobrecarrega alguns órgãos, como os rins por exemplo, e consequentemente outros entram em processo de sofrimento, podendo causar uma série de disfunções.
O cérebro é formado por cerca de 70% de água, que é a responsável pelo transporte dos nutrientes que fornecem energia para seu funcionamento. Quando os níveis de líquidos no organismo estão em baixa, esse transporte fica lento, comprometendo o bom desempenho do órgão.
Regulação da temperatura corporal
Quando a temperatura corporal aumenta, a forma que o organismo encontra para regulá-la é produzindo suor, que quando liberado serve para diminuir nossa temperatura. E a desidratação pode dificultar a transpiração e consequentemente deixar nossa temperatura mais alta que o recomendado, provocando mal estar e podendo até mesmo causar náuseas e desmaios.
Transporte de nutrientes pelo corpo
A água é a responsável pelo transporte de nutrientes pelo corpo, e são esses nutrientes que potencializam a produção de energia para que seja possível desempenhar bem as atividades cotidianas. A ingestão de líquidos é fundamental para que todo o corpo receba proporcionalmente os nutrientes necessários para o pleno funcionamento de todos os órgãos.
Como se manter hidratado
Já ficou bem claro que o consumo de água é imprescindível para o nosso organismo, mas não é só através de água que podemos manter a hidratação dentro dos níveis necessários, como veremos abaixo:
Dicas para uma hidratação saudável no dia a dia
Para se manter hidratado é importante consumir alimentos e bebidas que sejam capazes de fornecer líquidos e nutrientes. Ingerir pelo menos 3 litros de água por dia.
Comer frutas como melancia, laranja e abacaxi. Incluir na dieta batatas, aipim e cenoura, que depois de cozidos têm cerca de 60% de água na sua composição. Criar um despertador a cada hora para lembrar da ingestão de se hidratar.
O uso de aplicativos que visam a hidratação também pode ser uma boa maneira de lembrar de consumir líquidos.
Impacto da desidratação no corpo
A desidratação é um problema que afeta de bebês a idosos, e faz mal a todos independente da idade. Os riscos que um organismo que não está adequadamente hidratado pode correr são grandes, incluindo retenção de líquido e de sódio pelos órgãos que procuram reter água e sais minerais para combater a desidratação. Veremos alguns outros abaixo:
Sinais e sintomas comuns de desidratação
Os sintomas causados pela desidratação são inúmeros, pode começar com a boca seca, dor de cabeça, mal-estar, sono em excesso, fraqueza e falta de concentração. Uma pessoa desidratada também pode apresentar ressecamento da pele, urina em tons mais escuros, vontade de comer que na verdade é sede, dores de cabeça prolongadas, tontura e irritabilidade.
Melhores horários para beber água
É bom demais beber água quando sentimos sede. E logo pela manhã é bastante comum ter vontade de consumir líquidos, o organismo passou horas sem ser hidratado e indica essa necessidade ao acordarmos.
A ingestão de líquidos – os que hidratam – logo pela manhã é importante para que seu corpo absorva os impactos positivos da hidratação. Inclusive a água ajuda a umedecer as fezes, e auxilia no bom funcionamento do intestino.
Mas nem por isso você deve deixar de ingerir líquidos ou comer frutas no restante do dia. Uma alimentação saudável aliada a uma hidratação adequada trará mais saúde e colaborará com o bom funcionamento do seu corpo.
Como aumentar a ingestão de líquidos
A necessidade de hidratação do nosso organismo varia de acordo com nossas atividades diárias. Durante as 24 horas do dia nosso organismo elimina pelo menos 2,5 litros líquidos, e junto com ela se vão vários nutrientes, por isso é preciso mais do que água para combater a desidratação.
A hidratação pode se dar através de outros tipos de bebidas, como a água de coco e chás sem açúcar, por exemplo. E outra forma de se hidratar é com a ingestão de frutas, legumes e hortaliças que contenham em sua composição bastante líquidos. Sopas, caldos e cremes de legumes também são excelentes artifícios para se alimentar e hidratar.
No caso de quem não pratica esportes, a ingestão mínima de líquidos diária deve ser de 3 a 4 litros. Já para os atletas, são necessários no mínimo 6 litros diários, pois devido a transpiração intensa a perda de líquidos acaba sendo muito maior.